ÁREA DO CONHECIMENTO
LINGUAGEM
(EF69AR06) Desenvolver
processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo,
fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais,
alternativos e digitais.
(EF69AR07) Dialogar
com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios
imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
(EF69LP32) Selecionar
informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas,
digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas
fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as
informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de
ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou
gráficos.
(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.
(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e um posicionamento frente aos textos, se esse for o caso.
(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.
(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e um posicionamento frente aos textos, se esse for o caso.
MATEMÁTICA
(EF09MA22) Escolher
e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com
ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado
conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência
central.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF07CI08) Avaliar
como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças
nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema
afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção
de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
HUMANAS
(EF06HI03) Identificar
as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e
sua historicidade e analisar os significados dos mitos de
fundação.
(EF06HI04) Conhecer
as teorias sobre a origem do homem americano.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
EF08GE01) Descrever
as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os
principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história,
discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais
associados à distribuição da população humana pelos continentes.
ENSINO RELIGIOSO
EF06ER01) Reconhecer
o papel da tradição escrita na preservação de memórias,
acontecimentos e ensinamentos religiosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário